sábado, outubro 2

Criatividade - O diferencial no mercado de trabalho

Por: MARA AGUIAR em Fast Job

O cenário econômico atual, marcado pela acirrada competição e disputa de mercados, exige do universo corporativo o desenvolvimento de um atributo fundamental para lidar com as constantes mudanças, a criatividade. As empresas que tiverem a capacidade de inovar serão bem sucedidas no mercado!

Cada vez mais, as empresas precisam utilizar o capital criativo que possuem para arranjar novas formas de encantar o cliente, desenvolver novas estratégias de marketing, criar novos produtos, aperfeiçoar antigos produtos, adequar-se rapidamente as mutáveis exigências dos consumidores, melhorar os métodos de trabalho, resolver rápida e eficazmente os problemas, encontrar formas de superar a concorrência, elaborar estratégias diferenciadas para fidelização de clientes, etc.

O capital criativo das organizações é construído pelos talentos que nelas trabalham. Desse modo, é fundamental que os profissionais busquem expandir e exercitar suas habilidades criativas, potencializando competências e habilidades inovadoras, para que possam se destacar do rebanho e garantir o lugar no mercado de trabalho. A criatividade poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. É ela que vai selecionar e destacar pessoas!

O primeiro passo para desenvolver sua criatividade é se desfazer da velha concepção de que a criatividade é atributo de poucos. Na verdade, todos nós somos dotados de potencial criativo, a diferença é que uns exercitam e desenvolvem esse potencial e outros guardam dentro de si! Como dizia Walt Disney, a criatividade é como ginástica, quanto mais se exercita, mais forte fica e vice versa!

Para aflorar a criatividade é fundamental buscar desenvolver uma postura aberta e observadora frente aos desafios. Para isso, procure se desfazer dos velhos modelos mentais que nos dizem que nossas idéias não darão certo, fuja do conformismo, da preguiça mental, do excesso de lógica, do medo do ridículo, de errar, do velho chavão de que tudo tem que dar sempre certo! Para a criatividade não existe erro, mas sim ensaios!

Outras dicas para ser mais criativo: Interaja com as pessoas, leia, assista filmes, interesse- se por atividades diferentes do que costuma fazer; valorize sua intuição; busque formas diferentes de fazer as coisas que sempre fez; considere sempre várias alternativas ao analisar uma situação; amplie seus horizontes; não se acomode; procure reciclar tudo que faz; busque enxergar a realidade sob novas perspectivas; pratique o devaneio, pois é no ócio, nos momentos livres e descontraídos, que nossa mente fica livre das amarras racionais que controlam nossa inspiração!

Nesse processo de investir na criatividade, é fundamental trabalhar a autocensura e as críticas (interior e exterior) que sempre nos dizem que nossas idéias são óbvias e medíocres! As críticas internas travam a nossa criatividade, nos levando para a frustração e negatividade. A melhor maneira de trabalhá-la é reconhecer que ela existe, e que pode ser usada ao nosso favor, como um trampolim para a melhoria contínua!

Quanto as críticas externas, lembre-se que sempre haverá resistência ao novo, que toda idéia antes de ser executada é "absurda" e que é preciso ter persistência e saber o momento e a maneira certa para divulgá-la!

O estilo criativo deve fazer parte de nossa filosofia e postura diante da vida. Sendo criativos, resolvemos mais facilmente os problemas e situações que surjem em nosso cotidiano e favorecemos a criação de um ambiente aberto, mais ajustado as nossas necessidades e contrário a disseminação do preconceito e da estagnação.

Diante de tudo isso, devemos parar para pensar: o que tenho feito para acionar meu potencial criativo? Tenho exercitado minha criatividade? Apresentei alguma solução de melhoria no meu ambiente de trabalho? Minhas idéias tem feito a diferença? Esse é o momento de nos autoavaliar e buscar acordar a criatividade adormecida! Lembre-se que criatividade no trabalho não é só uma habilidade desejável, é um requisito fundamental em um mercado igualado pela tecnologia e fortemente competitivo. A Criatividade é cada vez mais é sinônimo de empregabilidade!

Boa Sorte!!!


MARA AGUIAR
ESTAGIÁRIO
aguiarmara@hotmail.com


Profissional de Psicologia, atuando na área de recursos humanos nos subsistemas de recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoas. Auditora e instrutora do programa de 5S´s. Palestrante do Programa de Encaminhamento Profissional da SOS Computadores.