quarta-feira, março 30

Qual é o seu desempenho de hoje?

  Desempenho X Stress e Ansiedade 

Os esforços para obter sucesso num exame são produtos de horas de dedicação a aulas e estudos que muitas vezes são exaustivos e podem gerar desânimo. Além de acessar as informações aprendidas, o estudioso também tem que utilizá-las rápido e prontamente. A ansiedade, no sentido de ansiar por um bom resultado é, mais do que natural, desejável para se manter a motivação aos estudos.
Porém, apreensões constantes podem aumentar o grau da ansiedade, gerando aumento de stress e prejudicando um bom desempenho. Fatores como crenças de auto-eficácia, medo de fracasso, necessidade de sanar expectativas de outrem e senso de autovalor, entre outros, interferem positiva ou negativamente na maneira como a pessoa se sente podem afetar o comportamento. Então, por conta de diferenças individuais, uma pessoa pode sentir-se mais ou menos preparada que outra que estudou conteúdo de matéria equivalente. Esses são alguns dos fatores que subjazem o conhecido controle emocional que se busca manter durante a execução de uma prova importante. As pessoas que já tiveram os famosos “brancos”, um nervosismo contínuo, dificuldade de concentração, taquicardia, transpiração – mesmo que só algum desses sintomas – sabem como é frustrante saber-se preparado intelectualmente e não obter resposta adequada de si mesmo durante a situação. Também quando as pessoas têm sua eficácia de enfrentamento aumentada devido a experiências diretas de sucesso e realização, elas podem lidar melhor com experiências difíceis ou ameaçadoras.
A capacidade de gerenciar o stress para mantê-lo positivo e otimizar os recursos de memória, atenção e concentração é um diferencial de ampliação de possibilidade de sucesso, além de manutenção de saúde. Existem várias técnicas que promovem algum controle do stress e da ansiedade, e algumas pessoas adquirem hábitos que auxiliam essa tarefa, tais como: exercícios físicos, esporte, lazer e outros, cujo grau de eficiência dependem do temperamento individual e identificação com a técnica. O hábito de manter um bom condicionamento físico e dieta equilibrada é base para a manutenção da resistência e equilíbrio orgânico, mas as crenças, sentimentos – a maneira como interpretamos os eventos da nossa vida, bem como o controle de pensamentos perturbadores – são fundamentais para a disponibilidade de recursos emocionais e cognitivos eficientes para o enfrentamento de um desafio (vide conceito de stress).